Como já vimos, a racionalidade é um recurso bastante interessante para que não deixemos que emoções se transformem em sentimentos.
Enquanto emoção, a nossa reação a algo, ainda está no campo racional, ainda estamos interpretando aquilo que aconteceu e como isso nos afeta e como vamos nos comportar diante de tal acontecimento. Neste momento, sermos racionais pode ser bastante útil para que não criemos registros emocionais que ficarão armazenados no nosso inconsciente.
Uma vez que a emoção passe por todos os nossos filtros, como a razão por exemplo, ela passa a existir num ambiente totalmente à parte da nossa mente racional.
Por esse motivo, muitas vezes, um tratamento baseado em técnicas que utilizam a racionalidade e a lógica acabam não surtindo o efeito desejado, pois não conseguem mais alcançar a informação que saiu do seu raio de ação.
É como se as emoções, enquanto estivessem sendo processadas e interpretadas, se encontrassem em cima da nossa mesa de trabalho, como um caderno onde pudéssemos escrever, apagar e reescrever as informações que estão ali contidas, de acordo com a nossa capacidade de fazer essas modificações.
Mas se não conseguimos processar essas informações emocionais de forma adequada, jogando-as fora, elas irão para a gaveta de um arquivo, transformando-se numa ficha impressa, que será arquivada e acessada constantemente, gerando pensamentos e sentimentos automáticos, traumas, fobias, transtornos e até mesmo gerando sintomas e males físicos, sendo que, muitas vezes, nem nos damos conta disso, pois tudo isso passa a ser inconsciente e não mais racional.
Quantas vezes temos todo o entendimento e conhecimento necessários para entendermos racionalmente e logicamente uma situação de uma determinada maneira que não nos afete, mas mesmo assim, continuamos sentindo aquilo que não gostaríamos e que nos traz sofrimento e dor? Isso acontece porque estamos tentando racionalizar algo que não é mais racional, ou pelo menos, não é mais “racionalizável”, pois já saiu do alcance da nossa mente racional.
O foco da Smart Teraphy é justamente eliminar aquilo que pode estar no nosso inconsciente, servindo de fonte da alimentação dos nossos problemas, utilizando técnicas que possam acessar justamente a parte que a racionalidade e a lógica não conseguem mais alcançar.
Comments