Existem muitas formas de se lidar com situações desafiadoras, dependendo da personalidade e dos recursos que cada pessoa possui.
Uma forma que muitas pessoas utilizam seria usar a racionalidade, para tentar analisar o que aconteceu e procurar novas formas de entender a situação, através de um ponto de vista diferente, que possa amenizar os sentimentos negativos envolvidos.
Isso não deixa de ser um recurso valioso, que permite que pessoas que tenham essa habilidade racional, possam lidar com os seus problemas de uma forma que lhes possibilite uma maneira de poderem seguirem em frente e tocarem as suas vidas.
Mas vamos imaginar que o nosso emocional fosse uma parede, que junto com outras paredes, sustenta a estrutura de todo o nosso telhado. Se essas situações desafiadoras emocionalmente fossem marretadas emocionais que levamos na nossa parede, a racionalização das marretadas só seriam eficientes se impedissem que essas marretadas chegassem a atingir a parede e danificá-la.
Infelizmente, geralmente o que ocorre é que a razão não impede que as marretadas emocionais atinjam a parede e mesmo que a danifiquem. A racionalidade normalmente vai vir depois, tentando amenizar as consequências das marretadas, mas quase sempre, é como se a razão apenas pintasse a parede de uma cor diferente, passando tinta por tudo e disfarçando o estrago que já foi feito.
Fazendo isso, a parede, apesar de ficar bonita, é apenas uma parede com várias demãos de tinta escondendo os buracos e rachaduras que ela possui. Por baixo da bela pintura, a parede continua fragilizada e cada vez mais enfraquecida para suportar o peso que recai sobre ela, que ela tem que sustentar.
Daí uma hora, apesar da parede parecer bonita, como ela continua enfraquecida, corroída e estragada por baixo das camadas de tinta, em algum momento ela acaba ruindo, fazendo desabar toda a estrutura da casa.
Quantas coisas será que estamos disfarçando, escondendo e disfarçando com várias demãos das tintas da lógica e da razão, mas que continuam nos abalando, machucando e doendo de forma silenciosa, fazendo ceder e desmoronar a nossa estrutura emocional a cada dia?
Por isso apenas pintar os nossos problemas com cores diferentes não é a melhor solução, pois em algum momento, é possível que a nossa parede tão abalada, não aguente o peso que é colocado sobre ela, sem estar completamente firme.
A Smart Therapy busca ir além da razão, não apenas pintando um problema de cores diferentes, mas buscando também reparar os danos que foram sofridos.
Comments