top of page

O tempo NÃO é o melhor remédio e NÃO cura nenhuma ferida

Pessoa olhando o relógio

Quem já não escutou que “o tempo é o melhor remédio” ou que “o tempo cura todas as feridas”? São expressões populares e que são muito utilizadas em várias situações desafiadoras pelas quais passamos durante a nossa existência.

Infelizmente, o tempo não é remédio para nada e nem tem qualquer poder curativo. Quando cortamos a nossa mão, fraturamos um osso, o tempo é apenas um período necessário para que o nosso corpo possa agir para cicatrizar a ferida ou para recuperar um osso quebrado. O tempo que damos para o nosso corpo se regenerar é apenas um período, um espaço de tempo em que apenas esperamos que o nosso sistema regenere o estrago que sofremos.

O tempo, em si, não faz nada, ao contrário, ele apenas espera que algo aconteça. O tempo apenas passa. Apenas espera. Isso quer dizer que, sozinho, o tempo não serve para muita coisa.

Quando damos um tempo para que o nosso corpo físico se recupere, é porque existe todo um sistema imunológico e regenerativo atuando. Neste caso, o tempo serve para deixar que estes sistemas atuem e cumpram a sua função.

Mas e quando se trata de feridas emocionais? Será que se dermos um tempo, elas se cicatrizarão sozinhas? Será que nós possuímos algum sistema imunológico emocional que vai atuar automaticamente para curar algo que nos machucou emocionalmente?

Infelizmente, nesse caso, o tempo vai servir apenas para não lembrarmos mais o que se passou ou para que coloquemos um monte de “esparadrapos” por cima da ferida para escondê-la ou permitir que arrumemos alguma “maquiagem” para tentar dar um outro aspecto a essa ferida que continuará aberta.

E mesmo que a nossa mente racional realmente “esqueça” o que se passou, como já vimos em textos anteriores, a ferida emocional continuará “sangrando” no nosso inconsciente, fazendo estragos, muitas vezes silenciosamente, independentemente de quanto tempo se passe. E um grande erro é pensar que quanto mais tempo se passa, menos o problema nos afeta, que o problema pode ficar mais distante, quanto mais se decorrem os dias, os meses e os anos. Muitas vezes o tempo serve apenas para acumular as ações e os danos causados pelos problemas não resolvidos.

Uma das preocupações da Smart Therapy é justamente abordar e resolver os problemas que foram tratados pelo tempo mas que, com certeza, ainda permanecem vivos e sendo a causa de inúmeros males que podem assolar uma pessoa, sem que ela se dê conta disso.

Comentarios


Los comentarios se han desactivado.
bottom of page