top of page

Emoção ou Sentimento?

menina de camiseta branca, com os braços cruzados e o dedo indicador no queixo, pensativa

Geralmente não se faz muita distinção entre os significados de emoção e sentimento, muitas vezes se usando o termo “emocional” para se referir a algo que envolve sentimentos.

Na nossa opinião, existe uma grande diferença entre ambos e a forma de se trabalhar com cada um.

Emoção seria a nossa reação praticamente imediata e incontrolável que temos diante de alguma situação. Se alguém nos ofende sem motivo, por exemplo, podemos ter uma reação imediata de raiva.

Essa emoção, dependendo dos nossos recursos, pode ou não se transformar em um sentimento.

O sentimento seria algo mais permanente, seria como se fosse a nossa reação emocional que guardamos, que perpetuamos, que remoemos.

Se depois de termos uma emoção, conseguirmos enxergar a situação de uma maneira melhor, seja através da razão, da lógica, da maturidade, altruísmo, benevolência ou qualquer outro recurso, é possível que essa emoção simplesmente passe e não se transforme num sentimento.

Caso contrário, provavelmente essa emoção tenderá a ficar “armazenada”, gravada em nós, gerando uma série de consequências as quais muitas vezes nem temos consciência.

Se por exemplo, alguém nos faz algo e sentimos raiva, essa emoção pode ser rapidamente trabalhada e se tornar algo passageiro, sem maiores consequências. Mas se não conseguirmos dissipar essa raiva e ela ficar gravada de alguma forma, provavelmente ela se transformará em algo permanente. Nesse caso, a raiva poderia evoluir para uma mágoa, um rancor ou um ressentimento, podendo dar origem a inúmeros problemas.

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page